Como age o sistema imunológico em nosso corpo?



O sistema imunológico ou sistema imune é o sistema que trabalha no combate de microorganismos invasores, age também como "faxineiro" do organismo, fazendo parte da limpeza, retirando células mortas. Esse sistema também renova determinadas estruturas e tem capacidade de memória imunológica e age contra células alteradas, que podem causar tumores.

As células do sistema imunológico, são altamente organizadas como um exército.
Cada tipo de célula age de acordo com a sua função. Algumas são encarregadas de receber ou enviar mensagens de ataque, ou mensagens de supressão (inibição), outras apresentam o inimigo ao exército do sistema imume, outras só atacam para matar, outras constroem substâncias que neutralizam os inimigos e assim por diante.

No nosso organismo existem os específicos contra corpos estranhos (antígenos) e os inespecíficos que protegem o corpo de qualquer material ou microorganismo estranho. Nosso organismo possui barreiras naturais que são obviamente inespecíficas, como a da pele, a saliva, o acido clorídrico do estômago entre outros. E a melhor maneira para se deixar nosso sistema imunologico cada vez mais forte, é se alimentar bem, pois a alimentação correta com nutrientes e vitaminas contribuem para uma formação saudável de novas células para combater inimigos externos, assim mantendo nossa saúde sempre boa, praticar exercícios moderadamente, outra forma também manter todas as vacinas em dia, que estimula o sistema imunologico a criar receptores específicos para esses patogenios e estimulando a criação de uma reserva de anticorpos.

5 comentários:

  1. Olá, meninas. Tudo bem? Ótimo blog.
    Realmente o sistema imunológico é algo marivilhoso. Ser responsável por montar guarda do nosso organismo e manter afastados todos os inimigos não deve ser tarefa das mais fáceis. A boa alimentação mais uma vez se revela altamente importante para a saúde. Cada vez mais eu me convenço de que não há verdade mais válida do que aquela história de "você é o que você come". Parabéns pela iniciativa de vocês em estimular a prática de execícios e de uma boa alimentação equilibrada.

    ResponderExcluir
  2. Imunologia é coisa seria mesmo...
    Esse assunto somente é levado a serio quando ocorrem epidemias, mas sua manutenção diaria garante um sucesso de uma perfeita qualidade de vida..

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom os assuntos tratados,afinal a qualidade de vida deve ser tratada como prioridade em qualquer situação.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do blog de vocês!
    O visual do blog, ficou realmente muito bom. Chamativo! O assunto é de extrema importância, afinal, a nossa saúde vem em primeiro lugar! Parabéns!

    Mayara Miranda, 13A - Química.

    ResponderExcluir